ramses2

                                      Vizsla - Ramses Rey D' Celis de Propriedade do Canil Hortobágyi



VIZSLA




Veja tambem : A Origem do Vizsla 

Rovidszörü Magyar Vizsla em português Braco Húngaro de pelo curto ou simplesmente Vizsla poderia ser resumido em simplesmente um cão que ama amar, possui uma enorme versatilidade, agilidade é fácil de ser treinado o que o torna também parcei­ro para provas cinófilas, como as de obe­diência, rally, agility, flyball, faro, busca e resgate e, obviamente, a caça.

 

Com múltiplas aptidões para a caça possui uma forte ligação com o dono. Muito apreciado pela nobreza da Hungria. Falar que ele é um espetáculo na caça isto esta escrito em toda e qualquer literatura sobre a raça, mas além de ser um ótimo caçador, meu olhar para o vizsla é para o seu lado companheiro, e  é por esse motivo que eu me apaixonei, pela raça.

 

Assim que ele chega, se faz presente possui uma elegância muito apreciada, há alguns anos observo que se trata de um cão que conquista e agrada os homens em geral, (creio que seja sua elegância x ação?), hoje já noto que ele a cada dia conquista o olhar e o coração das pessoas (elegância x carinho, a forma como ele ama amar?), não sei ao certo, mas ele conquista! 

 

O Magyar Vizsla gosta de fazer amizade, pode ate estranhar no primeiro instante o contato com um estranho, mas normalmente vai adorar ter um novo amigo, o vizsla agradece com seu olhar (ele na realidade fala com o olhar).

 

No EUA ele é apelidado de cão velcro, pois ele adora estar perto. (perto mesmo, se possível tocar em você). Tem um olhar querido, às vezes altivo, outras carente, alegre, mas sempre um olhar apaixonado.

 

Chegar em casa depois de um dia longo de trabalho e encontrar a alegria de seu vizsla é algo revigorante e prazeroso.

Você pode encontrar-lo em sua casa na sala deitado em algo quente, ou ao lado da lareira, (a raça gosta de calor e de aquecer-se ao sol).

 Porem um mínimo de estimulo é suficiente para fazê-lo explodir em energia, e com esta energia vai seguir seu amigo/dono, e da total inércia do calor que ele estava curtindo vai adorar sair e correr, na areia na neve, em qualquer tipo de terreno. Pular na água gelada.

 

Sair para jogar bola, buscá-la quantas vezes meu filho for capaz de jogar e depois quando meu filho se cansar o vizsla tem fôlego para continuar brincando com todos os amigos, pois é um cão que ama amar e ser amado.

 

O Vizsla é amigo das crianças verdadeiro cão família, elegante, inteligente e fácil de ser adestrado.

 

Duas literaturas húngaras citam o Vizsla como um ótimo cão de companhia e para morar dentro de casa.

 

ÕSHONOS MAGYAR VADAZKUTYÁK,  de Füzesiné szegvári Zsuzsa – Borkuti Bela – dr Csomo Zsuzsa – Dr. GÕnczi Gabor – A zimex kft. Budapest 1996.

 

- A MAGYAR VIZSLA, - kiado Magyar vizsla klub, MEOE – MVK, Vilagkiallitas 1996.

 

O Vizsla recebe esta classificação por ser um cão de fácil treinamento e por se adaptar a qualquer ambiente pelo amor ao seu amigo/dono. O vizsla requer muito contato físico. Tem prazer em acompanhar o dono por toda parte.

 

Quando o vizsla esta dentro de casa visitas são bem aceitas, se chegar uma visita que já tenha vindo 1 vez, esta também vai receber a alegria do vizsla, depois ele pode simplesmente deitar do lado da visita e durante o descanso pode vir a pedir carinho ou ate pedir colo como se tivesse 2 meses de idade.

 

Quando fora de casa (no quintal), o vizsla pode dar sinal de aviso, para a chegada de uma visita. Manso, o vizsla não tem temperamento de ataque. “Mas intimida pelo porte e pelo alarme dado com latidos fortes”.

Em geral, aceita cães do mesmo sexo. Para conviver com gato e outro animal precisa ser acostumado.

 nehanykep7

 

Não tem um programa (trilha, caminhada, corrida, brincadeiras) que o dono supere seu vizsla ele é incansável em qualquer programa que o dono faça, por mais esportista que o humano seja.

 

Um vizsla que não passeia ou que não brincam com ele, pode se tornar manhoso, triste, destrutivo. Não podemos esquecer que necessita de exercícios e caminhadas. Diárias.

 

Se for muito provocado pode se tornar medroso, o vizsla é um cão sensível a brutalidade.

 

Cuidados com o pelo

- O pelo do Magyar Vizsla não precisa de muitos cuidados

- Uma luva para escovar seus pelos. (ou uma simples flanela)

- O mato não gruda em seus pelos assim por mais que ele adore entrar no meio do mato, ou arbustos, não há problemas.

 

O Magyar vizsla tem pouco pelo, mas como todo cão perde pelo o ano todo, dentro de casa é necessário o aspirador de pó.

 

Dificilmente se vê um vizsla na corrente, pois não existe o porquê prender um vizsla.

 

Passear com um Vizsla é ser parado para acariciarem seu vizsla, não há quem resista não acariciar seu pelo quente, macio que cobre seus músculos bem definidos.

 

Em todos os itens de convívio, o Vizsla é muito bom. "Extravasa afeição". A maioria dos exemplares da raça adora colo, apesar do tamanho.

 

Ele é altamente treinável e gosta de agradar. Assim é ótimo em obediência. Educá-lo é impor­tante para controlá-lo. Afinal, não é um cão imune a tentações como pular em pessoas, carregar coisas, cavar crateras no jardim e deitar em tudo que é macio.

 

Tenho uma amiga que conta que a habilidade da raça em buscar a caça na água ajudou a salvar do afogamento seu filho de nove anos, num rio. Elisa conta que seu casal de Vizsla nadou 50 metros e passaram a circundar seu filho, que pedia socorro. Elisa pediu para seu filho segurar na cauda do macho e, quando fez isso, seu filho foi trazido pelo cão a reboque até a beira do rio.

 

Vizsla é um cão família.

Veja tambem : A Origem do Vizsla

                                              Escrito por Canil Hortobágyi 
 hortobagyi@uol.com.br

 

Copyright © 2019 Hortobágyi. Todos os direitos reservados.
 
- Site Desenvolvido por Canil Hortobágyi

  Site Map